O escritório dinamarquês CEBRA foi anunciado como vencedor de um concurso para projetar um complexo educacional "inteligente" em Irkutsk, Rússia. A proposta vencedora, apelidada de Smart School Meadow, atende às exigências do concurso, que buscava por uma nova tipologia de escola que combina arquitetura e paisagismo em um ambiente de aprendizado que também sirva de centro comunitário.
O projeto integra edifícios e paisagem através de um anel de estruturas individuais conectadas por uma grande cobertura. Esta possibilita que os espaços entre as edificações possam ser usados como espaços multifuncionais de aprendizagem, zonas para atividades e áreas de circulação com forte conexão com o exterior.
Com a ideia de espaços responsivos em mente, cada espaço de aprendizagem nos edifícios é construído "não especificamente para disciplinas clássicas como matemática, biologia ou música, mas para atividades relacionadas a elas", que "expandem suas aplicações tradicionais e incorporam atividades baseadas na funcionalidade. Isso significa que os diferentes espaços da escola apresentam diferentes qualidades espaciais que atendem a cartas atividades ou disciplinas, mas não são limitados a um uso específico."
Ao todo, o complexo tem capacidade para 1.040 estudantes entre 3 e 18 anos e mais de 400 funcionários que trabalham na pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
Por reservar um mínimo de 15% das vagas a crianças órfãs ou com alguma espécie de deficiência física, o complexo também conta com abrigos onde as crianças aguardam a adoção.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Architects: CEBRA, UNK project, VEGA landskab, Niras
Location: Irkutsk, Russia
Project size: 31,100 m2 (20 ha master plan)
Award: 1st prize in invited international design competition
News via CEBRA architecture.